Dicas Viajante

Dicas Essenciais para alugar um imóvel por Temporada Vip

ATENÇÃO: O site www.temporadavip.com.br não participa da negociação, não é intermediário e não tem nenhuma responsabilidade sobre a sua locação, por esse motivo, anuncie seu imóvel, observando as dicas abaixo:

1 – Acesse: Coloque o destino, o período e a quantidade de pessoas, clique na lupa e escolha os imóveis disponíveis com a facilidade de filtrar por bairros, itens de conforto, acessibilidade, tipo de imóvel e número de quartos, observando o valor da diária, as fotos, vídeo, a localização do imóvel no mapa, disponibilidade e após a sua experiência você ainda pode comentar na página de anúncio no site.

2- Pesquise: O valor do aluguel por temporada é na maioria das vezes superior ao aluguel convencional, além disso você evita vínculo com seu inquilino de um contrato mensal e o principal ponto positivo é que você pode usar o imóvel quando você desejar, acompanhando diretamente o estado de conservação do seu imóvel.

3- Antecipe-se: Não deixe sua pesquisa para a última hora. Especialmente em época de alta temporada e feriados prolongados, isso é essencial, porque você terá mais opções e não corre o risco de encontrar as melhores ofertas e os melhores imóveis já ocupados.

4- Fique Atento(a): Escolha um imóvel com as melhores características das quais você não pode abrir mão, como localização e itens de conforto, confira os comentários do referido imóvel, evite transtornos, afinal sua temporada tem que ser bem aproveitada.

5- Arredores: Tente descobrir também que tipo de estabelecimento tem no próximo ao imóvel, como supermercados, restaurantes, padarias, orla, praia etc.

6- Evite Transtorno: Se você tem um animal de estimação e pretende levá-lo, cheque se a presença deles é permitida. Se o imóvel selecionado fica dentro de um condomínio, informe-se sobre o regulamento interno e se você e sua família vão poder usar a piscina, sauna, quadras de esporte, se o imóvel poder ser alugado para festa etc.

7- Tire suas Dúvidas: Não se esqueça de perguntar sobre roupa de cama e banho, mobília, elevador, eletrodomésticos, internet. Esclareça também quem vai arcar com o pagamento do consumo de energia, água, gás e limpeza. Na maioria dos casos, ele está embutido no valor do aluguel, mas isso não é regra, depende do que for acordado com o anunciante.

8- Vistoria: Faça uma vistoria detalhada no imóvel, se possível junto com o locador. Relacione tudo que ele tem: utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Anote a quantidade e o estado de conservação de cada um. Verifique também os chuveiros, piscina, sauna e banheiras de hidromassagem, caso existam. Se alguma coisa não estiver funcionando, comunique imediatamente ao proprietário. O locatário tem 48 horas para reclamar qualquer problema no imóvel, como itens que faltam ou não funcionam.

9- Legislação: A Lei do Inquilinato 8.245/91 determina que o contrato de aluguel por temporada deve conter, obrigatoriamente, esta relação de móveis, utensílios e o estado em que se encontram. Portanto, não tenha constrangimento por reclamar se encontrar qualquer problema.

10- Contrato: Não esqueça de exigir um contrato de locação, ainda que o período de aluguel seja curto. É um instrumento de segurança para as duas partes. Além da lista de bens disponíveis no imóvel, o contrato deve ter os dados pessoais do proprietário, o objeto do contrato com endereço completo, período, o valor a ser pago, formas de pagamento, horários de entrada e saída, número de acompanhantes, se existe alguma taxa para acrescer no valor do contrato, multa por desistência, a responsabilidade do locador na entrega e recebimento das chaves, e uma lista de obrigações ou limitações próprias no caso de condomínio, com regras do uso da área comum.

11- Pagamento: O anunciante na maioria das vezes cobra um depósito antecipado de 30% a 50% para garantir a reserva, e o restante na entrada do período, entretanto, nada impede que ele cobre o valor do aluguel de uma só vez antecipadamente e ainda exigir algum tipo de garantia em caução. Atenção: por lei, o prazo de locação por temporada é limitado a 90 dias.

12- Cuidado: Respeite o número máximo de pessoas permitido para o imóvel. Inquilinos excedentes muitas vezes podem ser barrados já na entrada. Evite aborrecimentos para você e o locador.

13- Proteção: O ideal é guardar seu contrato assinado, comprovante de pagamento, e quando o pagamento do consumo de energia, água ou gás for de sua responsabilidade, anote os medidores na entrada e na saída do período. Lembre-se de observar se existe taxas extras como Limpeza e Taxa de Condomínio e não esqueça de exigir no contrato.

Facilite a escolha do seu imóvel com itens indispensáveis

• Cozinha: O ideal é guardar seu contrato assinado, comprovante de pagamento, e quando o pagamento do consumo de energia, água ou gás for de sua responsabilidade, anote os medidores na entrada e na saída do período. Lembre-se de observar se existe taxas extras como Limpeza e Taxa de Condomínio e não esqueça de exigir no contrato.

• Lavadora de Roupas: Dependendo do período de permanência, lavar roupa pode ser a salvação para a sua viagem.

• Quartos: Consulte se oferecem roupa de cama e banho. O que pode ser muito útil para economizar espaço na mala.

• Sala: Verifique itens que não podem faltar como: TV, DVD, internet.

• Banheiros: No caso de famílias numerosas a quantidade de banheiros e lavabos deve ser considerada.

• Extras: wi-fi, muitos imóveis já oferecem este serviço, o que pode encarecer um pouco o preço do aluguel, mas pode fazer a diferença na sua temporada para se comunicar, obter dicas, telefones e informações para a sua viagem.

• Taxa: Alguns incluem no preço, outros cobram separado. Não confunda taxa de limpeza com serviço diário de limpeza, cobrança de consumo de energia, condomínio, água e gás podem existir, então fique atento(a) e tire todas essas dúvidas antes de escolher o imóvel. Evite transtornos para a sua viagem.

• Contrato: Esse é seu principal documento que formaliza e confere direitos entre as partes, por esse motivo, leia atentamente cláusula por cláusula, caso não concorde com alguma, entre em contato com o anunciante e entrem em acordo, tire todas as dúvidas sobre o contrato, lembre-se que o Temporada Vip não se responsabiliza pelo aluguel de sua temporada, e não tem nenhuma intermediação na sua negociação. Por esse motivo fique atento (a) as Dicas Essenciais.

• Outros aspectos: Se viaja com veículo, verifique se existe garagem, se conta com a segurança necessária, se pode usar a piscina, ligar som, fazer churrasco, se tem boa localização, informe-se sobre os arredores, se aceita animais domésticos, enfim, observe todas as características do imóvel no anúncio.